Pariparoba

Potomorphe umbellata (L.) Miq.

21:34:00




Utilizada em queimaduras, infarto das vísceras abdominais, machucaduras, malária, insuficiências hepáticas, resfriado, gastralgias, azias, úlceras, afecções do aparelho digestivo, hepáticas, urinárias e das vias respiratórias, bronquite, debilidade orgânica em geral, atonia estomacal, abcessos e furúnculos.
Possui atividade analgésica, mas não atividade mutagênica e antimalárica.
A Pariparoba é Odontálgica, antiescorbútica, detersiva, vermífuga, vulnerária, antiinflamatória externa e interna, tônica, febrífuga, reguladora da menstruação, carminativa, estomáquica, anti-hemorroidária, anti-hipertensiva, emoliente, desobstruente, resolutiva, béquica, sudorífica, diurética, anti-reumática, colagoga, emoliente e antiasmática.
Utilizando-se da planta as raízes, folhas, cascas, amentilhos e sementes.




A Pariparoba ou Potomorphe umbellata (L.) Miq. pertence a família botânica Piperaceae. e possui diversos nomes populares como: Aguaxima, Caapeba, Caá-peuá, Caapeba-do-norte, Caapeba-verdadeira,Capeba,  Capeua, Capeva, Catajé, Jaborandi-manso, Jaguarandi, Malvaísco, Malvarisco, Lençol-de-santa-bárbara, Malvaísco ou Malvarisco.
Trata-se de uma espécie autóctone que cresce espontaneamente nas beiradas da Mata Atlântica, capoeiras e capoeirões. Também ocorre em áreas ruderais. É considerada  planta rara em Santa Catarina, sendo que o limite austral de ocorrência é a Serra do Tabuleiro.
É uma planta arbustiva, perene, de 1,5 a 2,5m de altura. Folhas longo-pecioladas, de pecíolo glabro, vaginado-alado, puberulento e bainha desenvolvida, medindo 10 a 25cm de diâmetro. O limbo é profundamente cordado na base, brevemente acuminado no ápice, membranoso, ápice agudo, 11 a 13-peltinérvia, nervuras aveludadas na face dorsal, com pontuações translúcidas glandulosas. As flores dispõem-se em espigas axilares, em número de 2 a 6, eretas, 3 a 4cm de comprimento, dispostas em umbelas sobre um pedúnculo axilar glabro. Flores sésseis, andróginas e minúsculas. Fruto tipo baga, turbinada, trígona, esverdeada quando nova e preta ao final, com 6 a 7cm de comprimento. As folhas, amassadas, exalam aroma de hortelã.
Cresce melhor em solos humosos, do tipo serrapilheira, úmidos e frescos. É tolerante à acidez do solo. Não prospera bem em solos arenosos ou muito argilosos. É nitrófila.
Espécie pan-tropical, que apresenta uma ampla adaptação térmica. É heliófita ou esciófita e seletiva higrófita. Prefere o clima tropical ou subtropical quente e úmido. A insolação excessiva resulta em amarelecimento e paralisação do crescimento das mudas.

Cultivo:
Espaçamento : 1,5 x 1,0m.
Propagação: sementes, rebentos de raiz e estacas de ramos e caule. As sementes são postas a germinar em bandejas de isopor com substrato organo-mineral. As estacas são enraizadas em substrato arenoso ou à base de vermiculita, sob telado de sombrite 70% e irrigação.
Plantio: primavera e outono.
Adubação: 0,5 a 1,0kg/planta de composto orgânico bem curtido.
Irrigação: deve ser diária, até o pleno estabelecimento das mudas a campo.
Consórcio: a planta é muito vulnerável ao plantio a céu aberto, necessitando de uma consorciação com espécies mais altas e de maior cobertura vegetal. O excesso de exposição solar degrada os cromopigmentos da folha, podendo resultar em necrose progressiva da mesma.
Florescimento: março a junho, outubro e dezembro.
Colheita: inicia a partir do segundo ano após o plantio.

Como usar:
Infusão ou suco: 1 colher das de sopa das folhas em ½ litro de água (insuficiência hepática).
Vinho: macerar durante 15 dias 2 colheres das de sopa de raiz em 1 garrafa de vinho branco. Tomar 1 cálice antes das principais refeições como estimulante da digestão.
Linimento: triturar as sementes com óleo de linhaça. Fazer aplicações tópicas sobre furúnculos e abcessos.
Decocção - usar:
casca do tronco para afecções respiratórias.
raízes para febres, distúrbios gástricos, debilidade orgânica e afecções urinárias.
Suco: uso tópico sobre queimaduras.

Conheça a Pariparoba melhor:
Os índios utilizam os frutos (bagas) como alimento.


As folhas são comestíveis.


ATENÇÃO: As propriedades medicinais e terapêuticas aqui postadas foram repassadas de geração em geração através do conhecimento popular, portanto, é necessário muita cautela na sua manipulação.
Não toque ou manipule qualquer planta para a produção de remédios caseiros sem antes ter uma prévia avaliação médica da situação do doente.
A manipulação de todo e qualquer espécie vegetal para a extração de propriedades terapêuticas ou medicinais deve ser feita apenas por pessoa com muito conhecimento no assunto e não pode substituir qualquer tratamento receitado por médico. Muitas plantas são tóxicas e podem oferecer risco de morte e demais transtornos. Não nos responsabilizamos por qualquer ato de terceiros com o uso das informações aqui postadas.

Postagens Relacionadas

2 comentários

  1. Ola presiso de sua ajuda necesito procurar (Aguaxima, caapeba, caá-peuá, caapeba-do-norte, caapeba-verdadeira, capeba, capeua, capeva, catajé, jaborandi-manso, jaguarandi, malvaísco, malvarisco, lençol-de-santa-bárbara, malvaísco, malvarisco, pariparoba.) en mudas o sementes, muito obrigado por la ajuda que podan oferecer e muito importante para mim telhas. gratidão

    ResponderExcluir
  2. Oi desculpa mas preciso ter umas mudas o sementes e muito importante para mim agradecerlo de mas, si você pode ajudar.
    Mauro

    ResponderExcluir

Fique sempre atualizado!
Receba nossos artigos por e-mail