Piper callosum L.

Piper callosum L.

16:49:00



Indicada para o tratamento da cistite, uretrite, prostatite, catarro nasal, rouquidão e afecções da garganta, utilizando-se sempre as folhas.
Fitoquímica: Maticina, chavicina, jamborandina, piperetina, pirrolina, mirceno, citral, safrol e taninos
O seu fruto é acre, picante, incisivo, atenuante, odontálgico, antiblenorrágico e diurético. As suas folhas são adstringentes, digestivas, antidiarréicas, hemostáticas tópicas, diurética, aperiente e antisséptica.









A Piper callosum L. pertencente a família botânica Piperaceae. é uma planta subarbustiva perene autóctone do Brasil equatorial, que ficou conhecida popularmente como Óleo elétrico. Subarbusto de caule  e ramos nodosos.  Folhas alternas, oblongo-acuminadas, com as nervuras proeminentes na face ventral. Flores diminutas, amareladas, dispostas em espigas carnosas. As folhas exalam aroma de noz-moscada.
É esciófita e prefere regiões quentes e úmidas, onde seu crescimento em regiões subtropicais é muito lento.
Solo: Desenvolve-se melhor em solos humosos ou ricos em matéria orgânica, porosos, leves e férteis.
·      Espaçamento: 0,8 x 0,5m.
·    Propagação: sementes e estacas. As sementes são postas a germinar em bandejas de isopor contendo substrato organo-mineral. Utilizar estacas com cerca de 3 a 5 mm de espessura e 20cm de comprimento. A base das estacas deve ser raspada com faca para permitir uma maior absorção de água. As estacas devem ser enraizadas em vermiculita ou casca de arroz tostada, umedecidas intermitentemente através de nebulização, em abrigos cobertos com sombrite 70%. 
·      Plantio: agosto a setembro.
·      Adubação: 3 kg/planta de húmus de minhoca e 100 g/planta de fosfato natural.
·      Mulching: é utilizada para evitar-se a contaminação das folhas basais com resíduos de solo. Além disso, dificulta o crescimento de plantas invasoras, evita o adensamento do solo, retém mais umidade e mantém estável a temperatura do solo. Tipos de cobertura: casca de arroz, palha seca, plástico preto e outros materiais inertes.

A sua colheita acontece depois de um ano, após o plantio.


ATENÇÃO: As propriedades medicinais e terapêuticas aqui postadas foram repassadas de geração em geração através do conhecimento popular, portanto, é necessário muita cautela na sua manipulação.
Não toque ou manipule qualquer planta para a produção de remédios caseiros sem antes ter uma prévia avaliação médica da situação do doente.
A manipulação de todo e qualquer espécie vegetal para a extração de propriedades terapêuticas ou medicinais deve ser feita apenas por pessoa com muito conhecimento no assunto e não pode substituir qualquer tratamento receitado por médico. Muitas plantas são tóxicas e podem oferecer risco de morte e demais transtornos. Não nos responsabilizamos por qualquer ato de terceiros com o uso das informações aqui postadas.

Postagens Relacionadas

0 comentários

Fique sempre atualizado!
Receba nossos artigos por e-mail