Erva capitão

Hydrocotyle bonariensis Lam.

19:57:00



Anti-reumática, emética, diurética, desobstruente do fígado e dos rins, purgativa, aperiente, anti-hidrópica e emética em doses mínimas.
O suco da planta combate sardas e outras manchas dérmicas. Preparada em pasta, serve como masticatório. Também indicada para o tratamento de erisipelas, escrófulas, sífilis, morféia e afecções tuberculosas.







Pertencente a família botânica Apiaceae, a Hydrocotyle bonariensis Lam. ficou conhecida popularmente em quase todas as regiões do Brasil como Erva capitão ou Acariçoba.
A Erva-capitão é uma espécie autóctone do Brasil, ocorrendo principalmente ao longo de todo o litoral, vegetando em áreas alagadas, praias, dunas, terrenos sombrios e várzeas úmidas, espécie pioneira de restinga litorânea.
Encontra-se na natureza associada à Sporobulus ou Iresine portulacoides e Paspalum vaginatum.
Planta herbácea, perene, glabra, prostrada e rizomatosa, de caule delgado. Folhas longo-pecioladas, estipuladas, palmadas, orbiculares peltadas, crenadas, grossas, glabras, pouco pilosas, com 15 a 20 nervuras radiadas, medindo 20 a 30cm de altura e 4 a 6cm de diâmetro. As flores são brancas ou amarelo-pálidas, pequenas, numerosas, dispostas em umbelas irregulares, longo-pedunculadas, axilares e irregulares. Fruto elíptico e achatado.
A espécie prefere clima tropical e subtropical, é heliófita e higrófita.
A Erva-capitão é encontrada em solos arenosos, uliginosos e ácidos.

Cultivo:
Espaçamento: 0,3 x 0,3m.
Propagação: sementes e segmentos do rizoma.
Plantio: é feito diretamente a campo, de preferência em solo arenoso, para facilitar a colheita de rizomas de melhor qualidade. As sementes podem ser postas a germinar em substrato organo-mineral. Pode-se plantar o ano todo e m regiões cujo inverno não é muito rigoroso.
Irrigação: fornecimento regular de água à planta assegura a obtenção de plantas viçosas, precoces e suculentas.
Colheita: inicia 4 a 5 meses após o plantio.


Atenção: Esta planta não deve ser utilizadas pelas gestantes, as folhas em altas doses são tóxicas.
Curiosidade: O rizoma branco da Erva capitão tem aroma e sabor de salsa.


ATENÇÃO: As propriedades medicinais e terapêuticas aqui postadas foram repassadas de geração em geração através do conhecimento popular, portanto, é necessário muita cautela na sua manipulação.
Não toque ou manipule qualquer planta para a produção de remédios caseiros sem antes ter uma prévia avaliação médica da situação do doente.
A manipulação de todo e qualquer espécie vegetal para a extração de propriedades terapêuticas ou medicinais deve ser feita apenas por pessoa com muito conhecimento no assunto e não pode substituir qualquer tratamento receitado por médico. Muitas plantas são tóxicas e podem oferecer risco de morte e demais transtornos. Não nos responsabilizamos por qualquer ato de terceiros com o uso das informações aqui postadas.

Postagens Relacionadas

0 comentários

Fique sempre atualizado!
Receba nossos artigos por e-mail