Mussambê

Cleome spinosa L.

20:35:00



As raízes do Mussambê são úteis no tratamento contra a bronquite e o sumo de suas folhas serve para otites supuradas e lavagem de feridas. As folhas são utilizadas em feridas e para orquites.
As folhas e flores são tônicas digestivas e a raiz é béquica e antiasmática. As folhas são estimulantes, antiblenorrágicas e antileucorréicas. As folhas, quando contusas e aplicadas sobre a pele, são rubefacientes. A planta inteira é excitante do aparelho digestivo e vulnerária.
Desta bela espécie de planta medicinal utiliza-se as folhas e flores.








A Cleome spinosa L. pertencente a família botânica Capparidaceae. possui diversos nomes populares, variando conforme a região do Brasil, sendo o mais difundido o Mussambê. Beijo-fedorento, Brejo-fedorento, Mussambê-miúdo, Mussambê-de-espinho, Muçambé-de-sete-folhas, Muçaimbê, Mussambé-miúdo, Sete-marias, Sete-sangrias, Taraitaia são outros nomes conhecidos desta importante planta medicinal.
O Mussambê é uma espécie alóctone, originária da América Central. Cresce espontaneamente à margem dos rios. No Brasil, cresce subespontaneamente nas regiões setentrionais. É também encontrada nas grandes cidades, já que é cultivada em jardins como planta ornamental.
Planta semi-arbustiva,  perene, espinhenta, que cresce de 1,0 a 1,6m de altura. Caule reto, cilíndrico, com a parte basal lenhosa. Folhas basais alternas, palmatipartidas, nervuras proeminentes na face dorsal, longo-pecioladas, medindo 7 a 9cm de diâmetro. Na parte superior do caule encontram-se brácteas foliares, sésseis e curto-pecioladas, simples e ovaladas. Ocorrem acúleos de extremidade curva, em pares, na base das folhas e brácteas. Inflorescência terninal, reunindo flores isoladas na base das brácteas foliares. As flores apresentam pétalas ovaladas e filetes violáceos, brancos ou róseos.  O fruto é uma síliqua cilíndrica que mede de 7 a 12cm. Semente globosa, semelhante a um caracol, fosca, castanho-escura e glabra. As folhas e brácteas são revestidas de glândulas oleíferas que exalam um aroma desagradável.
É de clima subtropical úmido. É esciófita e higrófita.
Prefere solos úmidos, arenosos, férteis e pouco ácidos.

Plantio:
Espaçamento: 0,7 x 0,4m.
Propagação: sementes. As sementes são postas a germinar em bandeja de isopor contendo substrato organo-mineral.
Plantio: outono.
Adubação: 0,5kg/planta de cama de aviário.
Consórcio: o cultivo poderá ser feito com outras culturas de porte maior, que proporcionem um certo grau de sombreamento.
Colheita: inicia-se a partir do 4 mês após o transplante.

Curiosidade:
A planta é cultivada nas grandes cidades em jardins como planta ornamental.



ATENÇÃO: As propriedades medicinais e terapêuticas aqui postadas foram repassadas de geração em geração através do conhecimento popular, portanto, é necessário muita cautela na sua manipulação.
Não toque ou manipule qualquer planta para a produção de remédios caseiros sem antes ter uma prévia avaliação médica da situação do doente.
A manipulação de todo e qualquer espécie vegetal para a extração de propriedades terapêuticas ou medicinais deve ser feita apenas por pessoa com muito conhecimento no assunto e não pode substituir qualquer tratamento receitado por médico. Muitas plantas são tóxicas e podem oferecer risco de morte e demais transtornos. Não nos responsabilizamos por qualquer ato de terceiros com o uso das informações aqui postadas.

Postagens Relacionadas

0 comentários

Fique sempre atualizado!
Receba nossos artigos por e-mail